Article Categories

GLOSSÁRIO

Para o índice da tradução em Português de “Apresentando o Cristianismo aos Mórmons,” clique aqui.

Uma variedade de termos teológicos e históricos são usados ao longo deste livro. Este glossário oferece definições concisas de palavras únicas. Quando o termo é usado de forma diferente por cristãos e mórmons, ambas as definições são dadas. As palavras em itálico nas definições são definidas em outra parte deste glossário.

Adoção. Cristão: Tornar-se um filho de Deus através da confiança em Jesus para o perdão dos pecados.

Agnosticismo. A crença de que não há evidências suficientes para determinar se Deus existe.

Anti-Mórmon. SUD: Uma designação, geralmente significada de forma depreciativa, para aqueles que discordam da Igreja SUD ou de seus seguidores.

Antropomorfismo. O uso de características humanas para descrever Deus.

Apócrifos. Livros históricos escritos por judeus durante o período Inter testamental (300 a.C. até o tempo de Cristo). Estes não são aceitos como escrituras autorizadas por cristãos ou mórmons.

Apostasia, Grande. SUD: A crença de que a verdadeira igreja deixou de existir logo após a morte dos apóstolos de Jesus e mais tarde foi restaurada quando Joseph Smith fundou a Igreja SUD, em 1830.

Apóstolo. Cristão: Normalmente, uma referência a um dos 12 seguidores de Jesus no Novo Testamento, bem como a Paulo. SUD: Além dos seguidores de Jesus, dois conselheiros na Primeira Presidência e 12 homens que atualmente servem sob a autoridade do profeta.

Arrependimento. Cristão: Uma mudança intencional de mente e comportamento à medida que uma pessoa se volta do pecado para seguir a Deus. SUD: O reconhecimento e, mais tarde, o abandono bem-sucedido do pecado.

Ateísmo. A crença de que Deus não existe.

Autógrafo. Um manuscrito original das escrituras.

Autoridade geral. SUD: Um líder de alto escalão na Igreja SUD, incluindo o profeta, seus dois conselheiros, 12 apóstolos e o Primeiro Quórum dos Setenta.

Batismo, água. Cristão: Uma ordenança envolvendo água para simbolizar a lavagem dos pecados. SUD: A primeira ordenança de salvação (Regras de Fé 1:4) administrada por um portador do sacerdócio SUD e que envolve imersão total. Além disso, batismos vicários para os mortos são realizados em templos SUD.

Bíblia. Cristão: Os 66 livros compilados na Palavra de Deus fornecem acesso às verdadeiras doutrinas e aos mandamentos morais de Deus. SUD: Uma de quatro escrituras. A Versão do Rei Tiago da Bíblia é a tradução oficial, considerada verdadeira “na medida em que é traduzida de forma correta” (Regras de Fé 1:8).

Cânone. Cristão: Os 66 livros compilados do Velho e do Novo Testamento. SUD: As quatro obras escritas consistindo da Bíblia (KJV), do Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e da Pérola de Grande Valor.

Ceia do Senhor. Ver comunhão.

Cético. Em um sentido geral, como usado neste livro, aqueles que se consideram ateus ou agnósticos.

Céu. Cristão: Destino para anjos piedosos e crentes perdoados passarem a eternidade na presença de Deus. SUD: Um termo geral que se refere aos três graus de glória. Veja reino celestial.

Comunhão. Cristão: Também chamada de Ceia do Senhor, a distribuição do pão e do vinho/suco de uva em um corpo local de crentes para simbolizar a obra expiatória realizada na cruz. SUD: Ver sacramento.

Conferência Geral. SUD: Um evento bianual realizado no primeiro fim de semana a cada abril e outubro em Salt Lake City, UT. Os discursos ali proferidos são autoritários.

Cristão. Cristão: Uma pessoa que confia somente em Jesus para o perdão do pecado. SUD: Qualquer pessoa que acredita na divindade e ensinamentos de Jesus.

Deidade. Cristão: Referindo-se a Jesus como sendo totalmente Deus.

Deus Pai. Cristão: A primeira pessoa da Trindade que é incriada e espírito em forma (João 4:24). SUD: Também conhecido como Elohim ou Pai Celestial, Ele já foi um humano justo em outro reino que morreu e se tornou o Deus deste mundo com um corpo tangível de carne e ossos (D&C 130:22).

Divindade. Cristão: Ver Trindade. SUD: Deus, o Pai, Jesus e oEspírito Santo, que permanecem divindades separadas, mas são um só em propósito.

Dons do Espírito. Cristão: A equipagem espiritual fornecida a um indivíduo através do Espírito Santo.

Doutrina e Convênios(D&C). SUD: Uma das quatro escrituras que diz conter revelações que Deus comunicou principalmente ao fundador da igreja, Joseph Smith.

Doutrina. Um ensinamento teológico.

Encarnação. Cristão: Como segunda pessoa da Trindade, o ensinamento de que Jesus se tornou plenamente humano.

Ensaios de Tópicos do Evangelho. SUD: Uma série de 13 artigos escritos entre 2013 e 2015 por historiadores da Igreja SUD publicados no site da igreja. Eles explicam questões controversas, como o casamento plural, a tradução do Livro de Mórmon e o comportamento/práticas de Joseph Smith.

Escritura. Cristão: Ver cânone. SUD: Veja obras padrão.

Espírito Santo. Cristão: A terceira pessoa da Trindade que batiza espiritualmente os crentes e enche suas vidas com Sua presença. SUD: O terceiro membro da Trindade que é um personagem de espírito. Ao contrário de Deus, o Pai, e Jesus, o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos.

Evangelho. Cristão: 1) Um dos quatro livros no início do Novo Testamento contando a história de Jesus. 2) A explicação de como o perdão dos pecados está disponível através da fé em Jesus. SUD: Todas as doutrinas, princípios, leis, ordenanças e convênios necessários para que um santo dos últimos dias receba a vida eterna.

Evangélico. Cristão: Um crente protestante que defende a Bíblia como a Palavra literal de Deus. Este termo não é normalmente usado para aqueles que pertencem a igrejas católicas romanas, ortodoxas orientais ou protestantes liberais (denominacionais principais). Ver Cristão.

Evangelismo. O ato intencional de compartilhar a fé pessoal com os outros.

Expiação. Cristão: A morte de Jesus na cruz fornece o pagamento total pelos pecados daqueles que depositam sua confiança Nele. SUD: O sofrimento de Jesus no Jardim do Getsêmani, bem como na cruz, permite que cada ser humano ressuscite para um dos três reinos de glória.

Falácia do homem de palha. Um argumento que apresenta a visão de um oponente de maneira injusta para facilitar a argumentação contra (por exemplo, “A Trindade ensina que há três deuses em um só Deus”).

Filho(s) de Deus. Cristão: Uma pessoa cujos pecados são perdoadosatravés da confiança em Jesus (João 1:12). SUD: Todos os seres humanos nasceram originalmente como espíritos na preexistência.

Fruto do Espírito. Cristão: Em contraste aos “atos da natureza pecaminosa”, o cristão exibe características fornecidas pelo Espírito Santo.

Glorificação. Cristão: O estado futuro de salvação, onde os crentes receberão novos corpos e residirão com Deus no céu por toda a eternidade.

Graça. Cristão: Favor imerecido de Deus concedido àqueles que depositam sua confiança em Jesus. SUD: O poder fornecido por Deus para ajudar uma pessoa a guardar os mandamentos.

Heresia. Falso ensinamento.

Igreja. Cristão: Todos os verdadeiros crentes. SUD: Geralmente, uma referência à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Imputação. Cristão: A justiça de Deus creditada à conta do crente e não obtida através de boas obras individuais.

Inerrância. Cristão: A crença de que a Bíblia, como originalmente escrita, foi inspirada por Deus e é isenta de erros.

Infalível. Cristão: A crença de que o que a Bíblia ensina sobre a fé e a prática é exatamente a maneira como Deus quis que fosse comunicada.

Inferno. Cristão: Um lugar onde Satanás e seus anjos, bem como pessoas não perdoadas, passarão a eternidade separados da presença de Deus. SUD: Pode referir-se a prisão espiritual ou as trevas exteriores.

Inspiração. Cristão: A crença que os autores da Bíblia escreveram de acordo com a maneira que Deus desejou.

Jesus. Cristão: A segunda pessoa da Trindade, que veio à Terra e viveu uma vida humana. Seu sacrifício na cruz permite que os crentes sejam perdoados de seus pecados. SUD: Filho primogênito de Deus Pai e irmão mais velho da humanidade. Conhecido como Jeová, ele se tornou um deus através da obediência.

Joseph Smith. O fundador e primeiro profeta/presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Justificação. Cristão: Referindo-se à salvação, a ideia de que os crentes são perdoados de seus pecados com base unicamente na expiação realizada por Jesus na cruz.

Livro de Abraão. SUD: Um livro encontrado na Pérola de Grande Valor que foi traduzido por Joseph Smith de rolos de papiros egípcios, que foram comprados pela igreja em 1835, antes de serem perdidos alguns anos depois. Eles ressurgiram na década de 1960 e agora são propriedade da Igreja SUD.

Manuscritos do Mar Morto. Mais de 900 manuscritos descobertos em 11 cavernas montanhosas entre 1947 e 1955 perto de Qumran, Israel, localizado na área noroeste do Mar Morto. Um quarto dos manuscritos (cerca de 230) eram textos do Antigo Testamento, a maioria dos quais eram fragmentários.

Milagre. Cristão: Um ato divino através do poder de Deus, sempre com a intenção de trazer glória a Deus.

Misericórdia. Cristão: O favor imerecido que um crente recebe de Deus por não receber o que era justamente devido (punição pelo pecado). SUD: Favor proporcionado por meio da expiação que permite que os santos dos últimos dias obedientes retornem à presença de Deus Pai.

Mórmon. Como substantivo, um personagem principal no Livro de Mórmon. Além disso, um apelido não oficial para alguém que pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Como adjetivo, referindo-se a Igreja SUD.

Mormonismo. A religião de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Nascidos de novo. Cristão: Uma descrição de uma pessoa que foi perdoada de todos os pecados através da fé em Jesus.

Nascimento virgem.  Cristão: A concepção de Jesus no ventre de Maria através do poder do Espírito Santo (Mateus 1:18). SUD: A geração literal de Jesus por Deus Pai e sua filha espiritual Maria.

O Livro de Mórmon. SUD: Uma das quatro escrituras. Foi publicado oficialmente em 1830 por Joseph Smith, que afirmou ter encontrado o autógrafo (placas de ouro), e depois o traduzido. Descreve três grupos diferentes que migraram para as Américas antes da época de Cristo. Os israelitas que fugiram de Jerusalém por volta de 600 a.C. foram divididos em dois grupos principais, os nefitas e os lamanitas.

Obras padrão. SUD: As quatro escrituras: Bíblia (oficialmente, KJV), o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.

Ordenança. Cristão: Rito celebrado nas igrejas. No cristianismo protestante, são batismo e comunhão. SUD: Uma cerimônia sagrada envolvendo promessas de guardar os mandamentos de Deus. Estes incluem o batismo na água, a confirmação, a ordenação ao sacerdócio de Melquisedeque, a investidura do templo e o selamento matrimonial.

Palavra (de Deus).  Cristão: Dependendo do contexto, uma referência à Bíblia ou a Jesus.

Pecado.  Cristão: Todas as pessoas estão contaminadas com o pecado original através da desobediência de Adão (Romanos 5:12). Além disso, cada pessoa quebrou individualmente os mandamentos de Deus (Romanos 3:10). SUD: Desobediência aos mandamentos de Deus que “não pode olhar para o pecado com o menor grau de tolerância” (D&C 1:31).

pecado. SUD: Qualquer um que crê na divindade e nos ensinamentos de Jesus.

Perdão. Cristão: Uma lavagem completa dos pecados passados, presentes e futuros de um crente, somente através da fé baseada na morte de Jesus na cruz. SUD: Obtido por um indivíduo mórmon principalmente ao se guardar todos os mandamentos de Deus.

Pérola de Grande Valor. SUD: Uma das quatro escrituras que inclui o testemunho de Joseph Smith, o Livro de Moisés e o Livro deAbraão.

Preexistência/Pré-mortalidade. SUD: Uma existência anterior onde os seres humanos já existiram como espíritos. Uma guerra no céu fez com que um terço dos espíritos fosse expulso por sua desobediência, com o castigo de nunca receber corpos físicos. Espíritos obedientes que escolheram Jesus como seu salvador nesse estado, têm a oportunidade de nascer na Terra com corpos físicos necessários para progredir.

Presidente. SUD: Ver profeta.

Primeira Presidência. Os três principais líderes da Igreja SUD: o profeta e seus dois conselheiros.

Profeta. Cristão: Um líder na Bíblia que entregou mensagens ordenadas por Deus. SUD: O líder masculino de mais alto escalão na Igreja SUD, também conhecido como o presidente da igreja.

Queda. Cristão: Uma referência ao pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden e à separação da presença de Deus. SUD: A “transgressão” de Adão e Eva no Jardim do Éden, permitindo que espíritos da pré-existência nascessem na Terra para que possam progredir para a divindade.

Redenção.  Cristão: A libertação do pecado, de sua culpa, contaminação, poder e responsabilidade através do sacrifício de Cristo.

Regras de Fé. SUD: Um conjunto de 13 crenças no Mormonismo compostas por Joseph Smith em 1842, e listadas na Pérola de Grande Valor.

Reino celestial. SUD: O mais alto dos três reinos de glória e o destino final para os santos dos últimos dias fiéis que guardaram todos os mandamentos conforme definido no mormonismo. Também chamado de glória celestial. Veja a vida eterna.

Reino de glória. SUD: Um dos três lugares onde a maioria dos humanos passará a eternidade. O reino mais elevado é chamado de reino celestial. Os outros são os reinos terrestre e teleste.

Ressurreição (de Jesus)). A ressurreição de Jesus dentre os mortos três dias depois de ter sido crucificado. Uma doutrina aceita tanto pelos cristãos quanto pelos santos dos últimos dias.

Revelação especial. Cristão: a revelação de Deus de Si mesmo através de milagres e das palavras inspiradas da Bíblia.

Revelação geral (natural). Deus se revelando através da natureza e da consciência humana.

Revelação. Cristão: Ver revelação geral e especial. SUD: A comunicação de Deus à humanidade através da oração e da orientação autorizada dos líderes SUD.

Sacerdócio. Cristão: Uma autoridade conhecida como sacerdócio real dada a todo cristão, independentemente de raça, nacionalidade ou gênero (1 Pedro 2:9). SUD: O sacerdócio Aarônico é portado por homens qualificados com 12 anos de idade ou mais, enquanto o sacerdócio de Melquisedeque é portado por homens qualificados com 18 anos de idade ou mais.

Sacramento. Cristão: Para algumas denominações, uma palavra que é sinônimo de ordenança. SUD: A distribuição de pão e água na reunião semanal da igreja para lembrar o sacrifício expiatório de Cristo e um momento para os membros renovarem os convênios que fizeram em seu batismo quando prometeram guardar todos os mandamentos de Deus.

Salvação.  Cristão: Dependendo do contexto, uma referência a um dos seguintes: justificação, santificação e glorificação. SUD: 1) Salvação geral, ou salvação pela graça, fornecida a todos os seres humanos através da expiação; 2) Salvação individual, ou vida eterna, conquistada por aqueles que se arrependem com sucesso e guardam continuamente todos os mandamentos de Deus, conforme descrito pela Igreja SUD.

Santificação.  Cristão: A obra transformadora do Espírito Santo em um cristão para continuar a morrer para o pecado e viver em retidão.

Santo dos Últimos Dias. SUD: Uma pessoa que pertence à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Satanás. Cristão: Um ser criado que tenta os humanos a pecar e acusa os cristãos. Ele um dia será lançado no lago de fogo. SUD: Um filho espiritual de Deus conhecido como Lúcifer na preexistência que se rebelou contra Deus e foi lançado à terra. Seu destino final sendo as trevas exteriores.

Setenta.  SUD: Uma posição de autoridade geral sob o presidente e os apóstolos.

Tell. Uma colina artificial no Oriente Próximo contendo camadas de múltiplas civilizações.

Templo.  Cristão: Um edifício originalmente construído por Salomão em Jerusalém como uma casa para a arca da aliança e como um lugar especial para adorar a Deus. Foi destruída pelos romanos em 70 d.C. SUD: Edifícios especiais em todo o mundo onde as ordenanças sagradas são realizadas, incluindo casamentos para “tempo e eternidade” e trabalho em favor dos mortos. Em 2022, havia mais de 170 templos em todo o mundo, com muitos mais sendo construídos.

Teologia.  O estudo das doutrinas bíblicas.

Tradução, Bíblia. Colocar as palavras das línguas originais (grego, hebraico, aramaico) em outra língua. Os estudiosos modernos tentam se ater ao que estava escrito nos textos antigos, tornando a redação compreensível.

Transmissão, Bíblia. O processo pelo qual as palavras dos manuscritos originais foram preservadas e transmitidas ao longo dos séculos por uma variedade de escribas.

Trevas exteriores. SUD: Castigo por toda a eternidade reservado para Satanás e aqueles considerados filhos da perdição.

Trindade.  Cristão: A doutrina de um só Deus como revelada em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

União hipostática. Cristão: Jesus como plenamente Deus e plenamente homem (duas naturezas) existindo em uma pessoa.

Vida eterna. Cristão: Usufruir da eternidade com Deus no céu. SUD: Exal- tação à divindade no mais alto nível do reino celestial.

Visão de mundo.  O sistema de crenças que cada pessoa tem na interpretação da realidade. Cada pessoa tem uma cosmovisão espiritual particular acumulada através da família ou da cultura.

Share this

Check out these related articles...